segunda-feira, 9 de novembro de 2020

#TIPO_DE_TEXTO

 Hoje iniciamos a subunidade "texto" que se insere nos conceitos básico de multimédia.

 Vou fazer referência aos padrões de codificação de caracteres e indicar em que consistem as tabelas de código ASCII e de código Unicode.


Padrões de codificação de caracteres retratam o relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos eléctricos com o objectivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. Exemplos comuns são o código Morse que codifica as letras do alfabeto latino e os numerais como sequências de pulsos eléctricos de longa e curta duração e também o ASCII que codifica os mesmos grafemas do código Morse.

Tabela ASCII
ASCII é uma sigla para “American Standard Code for Information Interchange” (Código Padrão Norte-americado para Intercâmbio de Informações). Esse código foi proposto por Robert W. Bemer, visando padronizar os códigos para caracteres alfa-numéricos (letras, sinais, números e acentos). Assim seria possível que computadores de diferentes fabricantes conseguissem entender os códigos.
O ASCII é um código numérico que representa os caracteres, usando uma escala decimal de 0 a 127. Esses números decimais são então convertidos pelo computador para binários e ele processa o comando. Sendo assim, cada uma das letras que você digitar vai corresponder a um desses códigos.
Alguns dos caracteres não podem ser impressos (de código 0 a 31), pois eram na verdade comandos para computadores antigos.

Para entender melhor, vê uma tabela ASCII:

Usei a ferramenta “ASCII Generation” para escrever o meu nome,vou indicar o site para o explorares,sempre com segurança: http://www.network-science.de/ascii/


Malta,olhem que lindo converti 2 imagens em ASCII através deste site: http://www.glassgiant.com/ascii/,

         




Código Unicode
Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Publicado no livro The Unicode Standard 1, 2 o padrão consiste de pouco mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição e ordenação alfabética. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário